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A melhor nutrição para prevenir doenças

29/09/15 12:00

Vegetais

A alimentação faz parte do tratamento de inúmeras doenças, em alguns casos é até o principal meio para a recuperação e estabilização. Diabetes, anemia, problemas renais ou doenças do aparelho digestivo são apenas alguns exemplos de como a forma como nos alimentamos pode ser fundamental para o tratamento e fazer até, parte da cura. Mas, antes de desempenhar esse papel, a alimentação tem uma importância ainda maior: a prevenção.

Estilos de vida não saudáveis com destaque para a má alimentação e a inactividade física estão directamente ligados a doenças como hipertensão, colesterol elevado ou AVC, que por sua vez são factores de risco para outras doenças como o Alzheimer. Os estudos demonstram que o excesso de peso e obesidade como consequência de um estilo de vida inadequado pode conduzir ao declínio da memória. Sendo que não existe ainda nenhum tratamento médico que possa prevenir doenças como o Alzheimer, a melhoria do estilo de vida, em particular uma melhor alimentação, poderá ser a principal forma de prevenção 1.

Um bom funcionamento do cérebro depende do fornecimento adequado de nutrientes que só é possível através de uma alimentação saudável que pode ser complementada com suplementos alimentares. As vitaminas do complexo B tal como a C, D e E parecem também ter benefícios na saúde dos nossos neurónios.

O papel da alimentação na prevenção está também demonstrado na relação entre o maior consumo de antioxidantes e o menor risco de enfarte e demências 1,2.

Por isso se pode reduzir as probabilidades de ter vários problemas de saúde que são culpa dos seus (maus) hábitos, do que está à espera?

Tome decisões

Se quer ter uma alimentação saudável não deixe para a semana ou para o início do próximo ano a decisão que pode, literalmente, mudar a sua vida. Não comece amanhã, comece hoje, agora! Comece a levar fruta para o trabalho, prepare os seus almoços para evitar comer naquele restaurante que tem sempre pratos super calóricos e que (apesar de saberem bem) o fazem sentir-se tão desconfortável durante toda a tarde e mude, mas mude de forma permanente. Muitas vezes é mais importante mudar pequenos aspectos da nossa vida definitivamente do que mudar tudo de um dia para o outro mas essa mudança só durar 1 semana.

Caminhe

Estacione o carro mais longe, saia na paragem antes do seu destino final, acorde 30 minutos mais cedo ou caminhe ao final do dia vai ver que se vai sentir bem. Encontre a companhia certa para fazer mais exercício. Um vizinho, um amigo alguém que já tenha nas suas rotinas a actividade física e que faça um tipo de treino que você consiga acompanhar ou, convença alguém que também não tem esse hábito mas que está disposto a embarcar consigo num estilo de vida mais activo.

É sempre mais fácil se os seus pares estiverem no mesmo “barco”, assim no dia em que não lhe apetecer ir caminhar ou em que vá em direcção a um restaurante de fast food vai haver alguém que o vai fazer pensar melhor antes de “fazer asneira”. O ideal é que não seja preciso que ninguém o corrija, mas se for preciso é bom que esteja rodeado de pessoas que vão contribuir para esse longo caminho até uma vida mais saudável.

E lembre-se antes de tratar previna: alimente-se bem e mexa-se pela sua saúde!            

Patricia Fernandes
Dietista
Licenciada em Dietética e Nutrição

Referências:

(1) Nutrição e doença de Alzheimer – Correia A., Filipe J., Santos A., Graça P. Direcção-Geral da Saúde, 2015
(2) Nutrition and dementia, a review of available research – Alzheimer’s Disease International, 2014

Os suplementos alimentares não devem ser utilizados como substitutos de um regime alimentar variado. Não deverá exceder a toma diária recomendada. Manter fora do alcance e da visão das crianças. Este Suplemento Alimentar não é um medicamento. Não tomar em caso de hipersensibilidade a um dos ingredientes. Recomenda-se o consumo de pelo menos 2 litros de água por dia. Não utilizar em caso de gravidez ou lactação. Indivíduos com uma condição médica conhecida devem consultar um médico antes de usar este ou qualquer suplemento dietético.

Posted in Conselhos de Nutrição By

Patrícia Fernandes

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