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Descubra os melhores alimentos do Verão

23/06/15 10:56

O Verão é uma época com enorme variedade de frutas e legumes que são especialmente saudáveis. Estes alimentos proporcionam inúmeras vantagens nutricionais e são muito pouco calóricos, podendo assim ser incluídos sem prejudicar a sua preparação para um Verão mais em forma. Na prática, alguns destes alimentos podem até contribuir para que consiga os seus resultados mais facilmente:

Limão

Conhecidos pela sua acidez, os limões são uma excelente fonte de vitamina C – vitamina que o ser humano não consegue produzir e que por isso deve consumir regularmente. Para além dos seus benefícios mais conhecidos como o poder antioxidante, a vitamina C presente em grande quantidade no limão, dá estrutura aos músculos, cartilagens e ossos e ajuda também, na absorção do ferro (particularmente importante para quem sofre de anemia) 1.

Utilizado para temperar saladas, carne grelhada ou em frescas limonadas para os dias mais quentes, o limão pode ser adicionado em quase tudo o que cozinhamos ou bebemos, num batido de fruta ou num chá, sendo as suas aplicações culinárias intermináveis.

A sua utilização tão popular foi investigada num estudo no início deste ano – um grupo de mulheres fez uma dieta de desintoxicação com limão, associada a uma restrição calórica, os resultados demonstraram o seu potencial na redução da percentagem de massa gorda e da resistência à insulina 2.

Pepino

Presente em muitas das saladas de Verão, o pepino é composto por cerca de 95% de água o que explica a razão pela qual é um alimento tão interessante para ser incluído em dietas de emagrecimento. Tem muito poucas calorias, ou seja, pode consumir sem pesos na consciência – um pepino médio tem apenas cerca de 50 kcal, além disso é uma boa fonte de potássio e de vitaminas do complexo B.

Numa salada para levar para a praia ou para o trabalho, na sandes do lanche ou num batido o pepino deve ser consumido essencialmente cru para manter as suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias 3.

Melancia

Ideal para aqueles dias quentes em que só lhe apetece algo fresco, seja na praia ou num piquenique, a melancia é um alimento ideal para quem quer fazer dieta – numa grande fatia tem apenas70 kcal. Por ser composta por mais de 93% de água, a melancia ajuda a manter uma boa hidratação no tempo quente.

Para além de ser um excelente aliado na perda de peso por ser pouca calórica e ser um diurético natural, a melancia é uma fonte de licopeno - um carotenóide que para além da capacidade antioxidante pode beneficiar a sua saúde ao nível da circulação e da saúde cardiovascular 4,5.

Morangos

Embora pequenos de tamanho e com muito poucas calorias (um morango não tem mais do que 3 a 5 calorias) estes frutos são uma fonte de benefícios para sua saúde. O consumo de morangos pode:

- ajudar a reduzir a inflamação

- proteger contra doenças cardiovasculares

- contribuir para uma maior protecção contra o cancro

- ajudar a proteger de doenças neurodegenerativas 6

Para além de muito saborosos, os morangos podem ser facilmente incluídos na sua alimentação: adicionados a uma gelatina ou misturados com um iogurte natural, os morangos fazem lanches saudáveis e saborosos que podem ajudar a conseguir controlar melhor o seu peso.

Por isso aproveite os benefícios destas frutas e legumes que, para além de nutritivos e ricos em vitaminas, podem ajudar a controlar o peso e a melhorar a sua saúde! 

Patrícia Fernandes
Dietista
Licenciada em Dietética e Nutrição

Referências:

(1) The Chemistry of a Lemon - Sourness & Scurvy, 2014.
(2) Lemon detox diet reduced body fat, insulin resistance, and serum hs-CRP level without hematological changes in overweight Korean women, MiJoung Kim, Jung Hyun Hwang, Hyun Ji Ko, Hye Bock Na, Jung Hee Kim. Nutrition Research, volume 35, Issue 5
(3) Free Radical Scavenging and Analgesic Activities of Cucumissativus L. Fruit Extract, D Kumar, S Kumar, J Singh, Narender, Rashmi, BD Vashistha and N Singh. Journal of Young Pharmacists, 2010
(4) Consumption of Watermelon Juice Increases Plasma Concentrations of Lycopene and β-Carotene in Humans, Alison J. Edwards, Bryan T. Vinyard, Eugene R. Wiley, Ellen D. Brown, Julie K. Collins, Penelope Perkins-Veazie, Robert A. Baker and Beverly A. Clevidence. The Journal of Nutrition, 2003
(5) Five Reasons to Eat Watermelon, Amanda Fiegl. National Geographic, 2013.
(6) PlantsProbiotics as a Tool to ProduceHighlyFunctionalFruits: The Case ofPhyllobacterium andVitamin C in Strawberries, José David Flores-Félix,Luis R. Silva, Lina P. Rivera, Marta Marcos-García,Paula García-Fraile,EustoquioMartínez-Molina,Pedro F. Mateos,1,3,4 Encarna Velázquez,Paula Andrade and Raúl Rivas. PLOS One, 2015

Os suplementos alimentares não devem ser utilizados como substitutos de um regime alimentar variado. Não deverá exceder a toma diária recomendada. Manter fora do alcance e da visão das crianças. Este Suplemento Alimentar não é um medicamento. Não tomar em caso de hipersensibilidade a um dos ingredientes. Recomenda-se o consumo de pelo menos 2 litros de água por dia. Não utilizar em caso de gravidez ou lactação. Indivíduos com uma condição médica conhecida devem consultar um médico antes de usar este ou qualquer suplemento dietético.

Posted in Conselhos de Nutrição By

Patrícia Fernandes

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