alimentos proteicos

Seguir uma dieta rica em proteína pode ajudar a controlar o seu apetite, o que poderia contribuir também para perder peso. Adicione um pouco mais de proteína ao seu normal regime. Experimente durante uma ou duas semanas, aumentando a quantidade de proteína de forma gradual. Mas lembre-se, as calorias continuam a contar!

Vai ter de fazer boas opções nas proteínas escolhidas, mas nós ajudamos.

As melhores fontes de proteína

Escolha fontes de proteínas ricas em nutrientes e com menor teor de gorduras saturadas e calorias, como por exemplo:

- Carnes magras
- Algum marisco/peixes
- Feijões
- Soja
- Lacticínios com baixo teor de gordura
- Ovos
- Nozes e sementes

Estas são boas opções para mudar os seus alimentos ricos em proteínas. Pode optar por uma refeição de salmão, ou outro peixe rico em ómega-3, acompanhado de feijão ou lentilhas que lhe dão fibras, e adicionar umas nozes ou sementes à sua salda.

Mas agora pergunta-se, “não estarei a ingerir demasiada proteína?”. Veja quantas gramas de proteína contêm estes alimentos:

- 1/2 xícara de queijo baixo em gordura: 14 gramas
- 1/2 xícara de lentilhas cozidas: 9 gramas
- 2 colheres de sopa de manteiga de amendoim ou manteiga de amêndoa: 8 gramas
- 1/2 xícara de feijão cozido: 7 gramas
- 10 amêndoas: 2,5 gramas
- 1 ovo grande: 6 gramas

A quantidade de proteína que o corpo necessita depende da idade e do peso. Um adulto precisa de ingerir diariamente entre 0,6 a 0,8 gramas por quilograma. Ou seja, um homem com 100kgs deve ingerir por dia entre 60 a 80 gramas para se manter saudável. No entanto, neste plano o objectivo é consumir mais um pouco, para ganhar massa muscular.

 

Carboidratos e gorduras

Enquanto está adicionando proteína à sua dieta, deve também ingerir os “carboidratos inteligentes”, tais como:

- Frutas
- Legumes
- Os cereais integrais
- Feijão e legumes (ambos também têm proteínas)
- Leite desnatado e iogurte (ambos têm proteína)

Além disso, tente gorduras saudáveis, tais como:

- Nozes e manteigas de estilo natural
- Sementes
- Azeitonas
- O azeite extra virgem ou óleo de canola
- Peixe
- Abacate

Para ajudar a gerir o seu apetite, deve também dividir as suas calorias diárias em quatro ou cinco pequenas refeições ou lanches. Pode também tomar um dos suplementos da FormaFit para inibir o apetite