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Frascos de vidro: refeições saudáveis e práticas no trabalho

18/08/15 10:54

Cereais

Se pensa que para ter uma alimentação saudável precisa de ter muito trabalho, que vai ter que cozinhar refeições complicadas e com ingredientes muito estranhos, está enganado. Existem inúmeras opções práticas, rápidas e saudáveis para conseguir ter uma rotina alimentar mais equilibrada.

Levar legumes para o trabalho parece sempre uma missão complicada. Levar alguns legumes cozinhados ainda é uma hipótese mas, no Verão, o que sabia mesmo bem era uma saladinha, mas não pode misturar com o restante almoço (porque depois tem que levar ao microondas e mesmo quando leva noutra caixa à hora do almoço já deve estar toda amassada). Ainda por cima teria que adicionar a todas as suas tarefas matinais mais uma: preparar uma salada todos os dias. Não é assim tão demorado ou difícil, mas nem sempre é o mais prático e provavelmente iria esquecer-se (ou iria ter preguiça) a maioria dos dias.

A solução é prática: utilizar frascos de vidro que tenha em casa (por exemplo os dos doces ou compotas) e colocar as suas saladas lá dentro. É verdade, pode fazer isto para 1 ou 2 dias e guardar no frigorífico e assim será muito mais fácil, basta pegar no frasco e levar para o trabalho.

Como fazer?

  • - primeiro deve colocar os temperos no fundo do frasco – azeite e vinagre (não abuse no azeite, é saudável mas calórico como outras gorduras)
  • - depois deve adicionar os ingredientes mais pesados no fundo e os mais leves no final – por exemplo o tomate ou a beterraba no fundo e a alface no topo
  • - colocar num frasco médio e já tem a sua salada pronta para o dia seguinte, basta guardar no frigorífico

Nada substitui uma salada fresca e preparada na hora, mas quando isso não é possível, uma salada num frasco de vidro é uma opção saudável e que pode preparar à noite para levar no dia seguinte para o trabalho.

Os frascos de vidro têm mais utilidade do que aquilo que pensa. Um frasco de mel vazio, uma embalagem de café que acabou… tudo serve para poder preparar algo prático e saudável. Seja para um pequeno-almoço ou para um lanche há uma coisa que precisa saber: pode ter essa refeição pronta a consumir num frasco de vidro. Existem várias receitas, uma das mas conhecidas é habitualmente chamada aveia overnight, basta  juntar no frasco iogurte (natural ou aroma) flocos de aveia, sementes a gosto, fruta e especiarias se gostar. Embora a versão original seja com aveia esta não é essencial para estas pequenas refeições que se preparam de um dia para o outro – a granola ou a quinoa também podem ser uma boa escolha.

Por passos:

  • - colocar leite magro, bebida de aveia ou amêndoa ou iogurte no fundo
  • - adicionar fruta cortada
  • - adicionar cereais e/ou sementes (se adicionar fruta com pouca água pode adicionar mais uma colher de iogurte aqui)
  • - adicionar mais uma camada de fruta fresca ou desidratada

O consumo de fruta é essencial para uma alimentação equilibrada e rica em antioxidantes, essenciais para que o nosso organismo se defenda dos radicais livres, altamente prejudiciais à saúde. Se o seu consumo de fruta e vegetais não é adequado deve fazer um esforço para os incluir mais vezes e pode utilizar superalimentos como o Açaí, para complementar esse défice da sua alimentação 1,2.

Estas refeições overnight podem ser facilmente preparadas num dia à noite e ser consumidas no dia seguinte, bem frescas e variadas porque pode combinar quase infinitamente os ingredientes.

Não se esqueça, se quer ser mais saudável vai ter de planear melhor as suas refeições e investir algum do seu tempo na preparação de lanches ou acompanhamentos, mas também não é tanto tempo como imagina. Experimente! Apenas cinco minutos do seu dia são suficientes para conseguir incluir, de forma prática, alimentos mais nutritivos e saudáveis na sua dieta! 

Patricia Fernandes
Dietista
Licenciada em Dietética e Nutrição

Referências:

(1) Amazon acai: Chemistry and biological activities: A review. Yamaguchi KK, Pereira LF, Lamarão CV, Lima ES, da Veiga-Junior VF. FoodChemistry, Volume 179, 2015
(2) Açaí (Euterpe oleracea Mart.): a tropical fruit with high levels of essential minerals-especially manganese-and its contribution as a source of natural mineral supplementation, Silva Santos V, Almeida Teixeira GH, Barbosa F Jr. Journal of Toxicology and Environmental Health, Part A: Current Issues, Volume 77, Issue 1-3, 2014

Os suplementos alimentares não devem ser utilizados como substitutos de um regime alimentar variado. Não deverá exceder a toma diária recomendada. Manter fora do alcance e da visão das crianças. Este Suplemento Alimentar não é um medicamento. Não tomar em caso de hipersensibilidade a um dos ingredientes. Recomenda-se o consumo de pelo menos 2 litros de água por dia. Não utilizar em caso de gravidez ou lactação. Indivíduos com uma condição médica conhecida devem consultar um médico antes de usar este ou qualquer suplemento dietético.

Posted in Conselhos de Nutrição By

Patrícia Fernandes

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