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Glucomanano: o maior saciante natural

07/07/15 12:50

O glucomanano tem sido considerado como um dos suplementos mais seguros e com mais potencial na perda de peso. Os estudos sobre as suas características iniciaram-se há mais de 40 anos e, na área do emagrecimento, as principais evidências são uma maior saciedade e a redução da absorção dos alimentos no intestino, o que torna este suplemento indicado para quem tem dificuldade em controlar as porções no prato.

Como actua o glucomanano na perda de peso?

A glucomanano é uma fibra fermentável, solúvel e muito viscosa proveniente de uma planta originária do continente asiático, chamada konjac. A fibra de que é feito é solúvel (porque se dissolve na água) e fermentável pelas bactérias presentes no cólon.

E o que fazem as fibras solúveis por si? Estas fibras reduzem a absorção de gordura e hidratos de carbono, logo a quantidade de energia absorvida é menor, o que vai ajudar a que perca peso de uma forma mais eficaz.

Devido à sua elevada viscosidade e capacidade de absorver água, o glucomanano tem a capacidade de se expandir no interior do intestino. Assim, torna o processo de esvaziamento gástrico mais lento,ou seja, o processo de digestão é mais demorado o que confere uma sensação de saciedade durante mais tempo. Ao levar a uma absorção mais lenta no intestino delgado reduz também os picos de insulina após uma refeição.

Se sente fome constantemente, mesmo quando acabou de comer há apenas alguns minutos, este suplemento é indicado para si. Com o consumo de glucomanano os sinais de saciedade são mais rápidos, levando a que fique saciado mais cedo na refeição, logo a que coma quantidades mais pequenas porque tem menos fome 1,2.

Outras das grandes vantagens é a sua capacidade de reduzir o colesterol porque aumenta a eliminação de colesterol pelas fezes, ao mesmo tempo que reduz a sua absorção. Alguns estudos apontam também para benefícios ao nível da redução dos níveis de triglicéridos e tensão arterial 3.

Embora seja considerado um suplemento seguro e geralmente bem tolerado, pode provocar flatulência e pequenos episódios de diarreia devido ao elevado teor de fibra. Por reduzir os níveis de açúcar no sangue este suplemento não deve ser tomado em conjunto com outros medicamentos ou suplementos que tenham o mesmo efeito, pelo risco de hipoglicemias. Por poder interferir com a absorção de medicamentos, estes devem ser tomado ou 1h antes do glucomanano ou 4h depois 1.

A dose recomendada é de 1g 3 vezes ao dia e deve ser tomado 1h antes das refeições com 2 copos de água 4, as doses necessárias são pequenas pois o glucomanano tem a capacidade de absorver até 50 vezes o seu peso em água, pelo que, para ser eficaz na redução do apetiteé tomado em doses muito inferiores a outro tipo de fibras 2.

Patrícia Fernandes
Dietista
Licenciada em Dietética e Nutrição

Referências:

(1) Glucomannan and obesity: a critical review, Keithley e Swanson B. Alternative Therapies in Health and Medicine, volume 11,Novembro 2015
(2) Safety and Efficacy of Glucomannan for Weight Loss in Overweight and Moderately Obese Adults, Joyce K. Keithley, Barbara Swanson, Susan L. Mikolaitis, Mark DeMeo, Janice M. Zeller, Lou Fogg and JehanAdamji. Journal of Obesity, Dezembro 2013
(3) Effect of glucomannan on plasma lipid and glucose concentrations, body weight, and blood pressure: systematic review and meta-analysis, NiteshSood, William L Baker, and Craig I Coleman. The American Journal of Clinical Nutrition, 2008
(4) Scientific Opinion on the substantiation of health claims related to konjacmannan (glucomannan) and reduction of body weight, reduction of post-prandial glycaemic responses, maintenance of normal blood glucose concentrations, maintenance of normal (fasting) blood concentrations of triglycerides, maintenance of normal blood cholesterol concentrations, maintenance of normal bowel function and decreasing potentially pathogenic gastro-intestinal microorganisms, EFSA Panel on Dietetic Products, Nutrition and Allergies. European Food Safety Journal, 2010.Disponívelem: http://www.efsa.europa.eu/en/efsajournal/doc/1798.pdf

Os suplementos alimentares não devem ser utilizados como substitutos de um regime alimentar variado. Não deverá exceder a toma diária recomendada. Manter fora do alcance e da visão das crianças. Este Suplemento Alimentar não é um medicamento. Não tomar em caso de hipersensibilidade a um dos ingredientes. Recomenda-se o consumo de pelo menos 2 litros de água por dia. Não utilizar em caso de gravidez ou lactação. Indivíduos com uma condição médica conhecida devem consultar um médico antes de usar este ou qualquer suplemento dietético.

Posted in Conselhos de Nutrição By

Patrícia Fernandes

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