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Porque são os antioxidantes imprescindíveis para o seu corpo?

27/05/15 06:25

fruits

Os antioxidantes são tema de muitos artigos e anúncios, surgem no rótulo de muitas das embalagens que levamos para casa quando vamos ao supermercado e a maioria já ouviu falar deles, mas afinal o que são e para que servem? Por definição os antioxidantes são substâncias que têm a capacidade de neutralizar os efeitos negativos da oxidação, na prática, os antioxidantes ajudam o nosso corpo a lutar contra os danos que podem ser causados pelos radicais livres.

Os radicais livres são uma ameaça constante ao nosso organismo porque para além do corpo os produzir naturalmente estes provêm ainda dos alimentos, do ar que respiramos ou da própria acção do sol na nossa pele 1,2. Ou seja, estamos diariamente expostos a estas agressões das quais nos devemos defender activamente. Não ter uma boa defesa pode levar a consequências como o aumento do envelhecimento da pele, a acumulação de colesterol nas artérias, o aumento dos riscos de desenvolver cancro e pode prejudicar até o normal funcionamento do nosso cérebro 2,3.

Como pode defender o seu corpo?

A forma de defesa mais eficaz do nosso organismo são os antioxidantes - estes estão presentes em grandes quantidades no Açai, aquele que é considerado o antioxidante mais poderoso do mundo. Este fruto originário da Amazónia tem na sua composição vários antioxidantes, vitaminas, minerais e é ainda uma fonte de ómega – 3 e 6.

Para compensar uma baixa ingestão de antioxidantes, que pode conduzir a uma maior probabilidade de ter doenças crónicas, o açaí é o fruto que em pequenas quantidades consegue fornecer doses muito elevadas dos antioxidantes que ajudam a proteger a saúde 4,5.

Existem inúmeros antioxidantes, alguns mais conhecidos como a vitamina C, a vitamina E ou a coenzima Q10 e outros menos como polifenóis, mas todos têm um papel importante na melhoria do sistema imunitário 1. O que deve incluir na sua dieta para consumir mais antioxidantes? Fruta, vegetais, cereais, grão, feijão, lentilhas, avelãs, nozes, amêndoas ou chá verde são algumas das fontes.

Inclua estes alimentos no seu dia-a-dia:

  • Vitamina C: adicione morangos, mirtilos, melancia ao iogurte ou a um batido de fruta;
  • Vitamina E: acrescente amêndoas laminadas às suas saladas ou gérmen de trigo na sopa de legumes;
  • Selénio: inclua peixe e bacalhau na sua alimentação regularmente e cozinhe com bastante alho e cebola;
  • Carotenóides: faça um molho de tomate e adicione à massa ou experimente a batata-doce num prato de peixe assado no forno;

Escolha frutas e vegetais com cores fortes, a cor é um excelente indicador da quantidade de antioxidantes presentes. Habitue-se a comer vegetais também nos intervalos das refeições – roer uma cenoura a meio da manhã ou comer tomate fatiado na sandes do lanche representa um aumento no consumo diário de antioxidantes.

A ciência tem demonstrado inúmeros benefícios no consumo de antioxidantes, o selénio, presente em grandes quantidades no Açaí, contribuiu para a redução de vários tipos de cancro com pulmão, cólon ou próstata 6,7.

Os antioxidantes funcionam ainda melhor em conjunto que isoladamente, por isso, é importante consumir todo o tipo de fontes para conseguir o máximo de resultados ou consumir uma fonte mas que forneça uma grande variedade como as bagas de Açaí. A combinação da vitamina C, E, carotenos e zinco provou ser uma protecção importante no desenvolvimento de problemas de visão uma vez que protegem contra a acção dos radicais livres que para além dos problemas já assinalados podem ainda conduzir a alguns tipos de demência como o Alzheimer 1,8.

No entanto, é importante perceber que este maior consumo de antioxidantes é conseguido essencialmente através de alimentos saudáveis e que uma maior diversificação aumenta não só o acesso do nosso organismo aos tão importantes antioxidantes mas também a outras substâncias benéficas para a saúde 8. A regra para conseguir ser mais saudável deve começar sempre numa alimentação mais equilibrada e num estilo de vida mais activo!

Patrícia Fernandes
Dietista
Licenciada em Dietética e Nutrição

Referências:

(1) Antioxidants: Beyond the Hype,The Nutrition Source, Harvard School of Public Health
(2) Functional Foods Fact Sheet: Antioxidant, International Food Information Council Foundation. Food Insight, Outubro 2009 actualizadoemFevereiro 2015
(3) Debate on Antioxidants — Some Studies Suggest Efficacy While Others Question Safety, Jasmin Ilkay. Today’s Dietitian, Volume 12, Abril 2010
(4) Amazon acai: Chemistry and biological activities: A review.Yamaguchi KK, Pereira LF, Lamarão CV, Lima ES, da Veiga-Junior VF. Food Chemistry, Volume 179, Julho 2015-
(5) Açaí (Euterpe oleracea Mart.): a tropical fruit with high levels of essential minerals-especially manganese-and its contribution as a source of natural mineral supplementation, Silva Santos V,  Almeida Teixeira GH, Barbosa F Jr. Journal of Toxicology and Environmental Health, Part A: Current Issues, Volume 77, Issue 1-3, 2014
(6) Antioxidantes,Deakin University Australia. Better Health Chanel, Setembro 2012
(7) AntioxidantesFact Sheet. American Dietetic Association, 2010
(8)The Scoop on Antioxidants, Brenda H. Welch .TheHealthJournal, Outubro 2009
 

Os suplementos alimentares não devem ser utilizados como substitutos de um regime alimentar variado. Não deverá exceder a toma diária recomendada. Manter fora do alcance e da visão das crianças. Este Suplemento Alimentar não é um medicamento. Não tomar em caso de hipersensibilidade a um dos ingredientes. Recomenda-se o consumo de pelo menos 2 litros de água por dia. Não utilizar em caso de gravidez ou lactação. Indivíduos com uma condição médica conhecida devem consultar um médico antes de usar este ou qualquer suplemento dietético.

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Patrícia Fernandes

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