Modelo com cabelo longo

A biotina, ou vitamina H, é uma das conhecidas vitaminas do complexo B, que desempenham um papel importante no bom funcionamento do organismo. Estes nutrientes essenciais convertem a comida em energia, mantendo o corpo estável durante todo o dia. Mas para além de ajudar o metabolismo, a biotina tem sido relacionada ao fortalecimento de unhas e cabelos

Embora não haja muitos estudos que indiquem os efeitos desta vitamina no crescimento do cabelo, há evidências que a sua carência leva à queda do mesmo. Semelhantemente, a biotina também ajuda a prevenir as unhas quebradiças. 

A constatação que suplementos de biotina foram eficazes no tratamento de anomalias nos cascos de equinos e suínos levou à especulação de que também são úteis ao ser humano. Três ensaios clínicos examinaram os efeitos da suplementação de biotin (2,5mg ao dia durante 6 meses) em mulheres com unhas quebradiças. Em dois destes estudos verificou-se uma melhoria entre os 67% e os 91%. Analises microscópicas realizadas com o intuito de avaliar a espessura da unha demonstraram que esta aumentou em 25%.

Estes estudos levaram dermatologistas de renome, como a certificada pelo American Board of Dermatology (ABD) Susan Stuart, a considerarem a importância de suplementos: “embora a perda de cabelo e as unhas quebradiças tenham várias causas, tomar suplementos de biotina pode realmente deter este processo e até mesmo reverte-lo”.

Saiba mais sobre o suplemento de Biotina da FormaFit.

 

Benefícios da biotina nos cabelos e unhas

A biotina pode ter um papel importante no crescimento e manutenção do cabelo e unhas. Quem tenha uma deficiência de biotina, normalmente vai experimentar a perda de cabelo e unhas quebradiças, pelo que tomar suplementos desta vitamina pode ajudar a deter este processo. Em muitos casos, tomar um suplemento de biotina pode até mesmo ajudar a estimular o cabelo novo e o crescimento das unhas.

Biotina e os níveis de açúcar no sangue

A biotina desempenha um papel importante na produção de glicose no sangue. Está fortemente envolvida na quebra de carbohidratos no corpo, sendo em grande parte responsável por manter o açúcar no sangue em níveis saudáveis. Para quem sofre de diabetes, um suplemento de biotina pode ser uma maneira de obter níveis de açúcar no sangue até valores correctamente funcionais.

A biotina no metabolismo

A biotina é essencial para o processo metabólico. Esta vitamina processa quase todos os tipos de comida, incluindo carbohidratos, proteínas e gorduras. Embora sem evidências científicas, suplementos de biotin podem acelerar a perda de peso, devido aos seus efeitos nos níveis metabólicos. 

 

Referências:

Romero-Navarro G, Cabrera-Valladares G, German MS, et al. Biotin regulation of pancreatic glucokinase and insulin in primary cultured rat islets and in biotin-deficient rats. Endocrinology. 1999;140(10):4595-4600.

Floersheim GL. [Treatment of brittle fingernails with biotin]. Z Hautkr. 1989;64(1):41-48.