Perder peso

Se tiver excesso de peso ou até mesmo obesidade, perder peso pode reduzir o risco de problemas de saúde potencialmente graves. De acordo com o National Institute for Health and Care Excellence (NICE), a maioria das pessoas que inicia um processo de perda de peso pode obter benefícios quase imediatos para a sua saúde, bastando perder apenas cerca de 5% do seu peso corporal.

Pessoas com excesso de peso ou obesas correm um maior risco de:

- pressão alta

- doenças cardíacas

- diabetes tipo 2

- osteoartrite

- dor nas costas

- depressão

Para além de uma redução do risco de doenças graves, perder peso traz muitos mais benefícios. Descubra quais:

Dormir mais

Estudos indicam que perder apenas 5% do peso corporal aumenta o tempo médio de sono em cerca de 22 minutos. A perda de peso tem também reflexos positivos nos sintomas da apneia do sono.

Melhora a visão

Com peso em excesso pode colocar-se demasiada pressão sobre os vasos sanguíneos localizados nos olhos. Uma vez que estes vasos são realmente delicados, podem ser danificados muito facilmente, causando má visão. Quanto maior o IMC (índice de massa corporal), mais provável o desenvolvimento de algumas das doenças oculares associadas à obesidade.

Impulsiona a memória

Um estudo da Universidade de Umea, na Suécia, mostra que a perda de peso pode melhorar a memória episódica, pois resulta de mudanças na actividade cerebral. Após a perda de peso, o cérebro precisa de menos recursos para recordar a informação armazenada.

Baixos níveis de colesterol e pressão arterial

Ter excesso de peso está ligado a elevados níveis de LDL, o "mau" colesterol. Como o colesterol LDL circula através do sangue, pode depositar placas nas artérias, estreitando-as - o que pode levar a um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral. Exercícios e uma dieta saudável vão ajudar a aumentar o bom colesterol HDL. Perder peso vai também diminuir a pressão arterial, protegendo o coração e os rins.

Bem-estar

O peso extra que se acumula na barriga vai começar a apertar os rins. A pressão arterial aumenta e o fígado engorda. O acumular dessa gordura caracteriza a doença hepática gordurosa não alcoólica. Este peso adicional deixa o fígado incapaz de processar as toxinas. Com o tempo, o fígado endurece e o tecido cicatricial começa a construir-se para substituir as células do fígado. Esta cicatriz é chamada cirrose, o que leva a sensações de cansaço.

Sem mais dores

Este é um dos principais benefícios da perda de peso. Emagrecer vai-se reflectir numa diminuição das dores normais do corpo. Isto porque a gordura aumenta a pressão sobre as articulações que fazem o corpo mais propenso a lesões. Assim, reduzindo essa gordura reduz também a pressão, aliviando as articulações do desgaste.

Se tem excesso de peso e quer melhorar a sua saúde é imprescindível mudar alguns hábitos. Faça exercício, adopte uma alimentação saudável e menos calórica e, para impulsionar os resultados, escolha um dos suplementos alimentares da FormaFit.

Raspberry Ketone para aumentar o metabolismo.

Green Coffee para reduzir a absorção dos açúcares.

Forskolin para diminuir a massa gorda.