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Os perigos do Verão para a balança

28/07/15 15:18

Para a maioria de nós o Verão é uma das melhores alturas do ano. Esta época do ano habitualmente representa férias, dias quentes e noites mais longas com convívios entre família e amigos. Muitas vezes, convívios em volta da mesa que incluem comida e bebida pouco saudáveis.

Aqui pode estar um dos problemas que pode ter que contornar para conseguir gerir bem o seu peso durante o seu merecido tempo de descanso. A maioria daquilo que utilizamos para suportar melhor o calor não é saudável e vem carregado de calorias, aquelas que não quer consumir e que tanto mal podem fazer aos esforços que fez até agora.

Deitar por água abaixo tudo aquilo que conquistou nos últimos tempos não é difícil, as tentações desta época são muitas e vão dos petiscos ao final do dia, aos gelados ou até aquela bebida fresca que sabe tão bem numa noite de Verão.

A ideia não é que deixe de desfrutar de alguns destes pecados, mas que o faça de forma informada e que saiba como contornar estes obstáculos que se vão querer intrometer entre si e o seu peso.

Gelados

Feitos essencialmente à base de natas, os gelados podem representar umas impressionantes 400 kcal 1 ou, apenas cerca de metade se optar por um gelado à base de gelo ou se for feito com leite ou iogurte magro.

A melhor forma de comer gelados sem ficar com muito peso na consciência é fazendo em casa, tão simples como colocar um iogurte de aroma ou pedaços no congelador com um pau de gelado e esperar algumas horas até que solidifique. Outras alternativas podem ser feitas apenas com sumo de limão ou laranja com um pouco de água e depois colocados em recipientes próprios para fazer gelados que facilmente se compram hoje em dia. Para além do sumo, pode optar por fazer da mesma forma mas com a polpa de fruta.

As versões caseiras podem ficar entre 20 a 80 kcal por unidade, mais saudáveis e sem nenhum tipo de corantes e aditivos artificiais.

Bebidas

O álcool é um grande inimigo de quem não quer ver os ponteiros da balança a subir, um simples caipirinha, pouco doce, tem cerca de 350 kcal enquanto que um copo de cerveja não tem mais que 80 kcal.

No Verão é também habitual optar por beber refrigerantes para refrescar, mas numa simples lata de 330ml dos refrigerantes mais habituais estamos a consumir uma média de 140 kcal que representam cerca de 35g de açúcar, ou seja, 5 pacotes de açúcar 1. Exacto é isso mesmo que está a pensar, 5 daqueles pacotes de açúcar que é habitualmente disponibilizado quando vai tomar café.

Petiscos

Alguns fritos, charcutaria, patês, molhos…os petiscos na mesa são sempre muitos e difícil é saber qual provar primeiro. Normalmente, o primeiro erro é ir de estomago vazio para ocasiões onde já sabe que a mesa vai estar repleta de coisas que sabe que não devia comer.

Um pequeno snack salgado pode ter mais calorias que uma refeição de prato equilibrada - 200 kcal de um croquete contra 130kcal de uma salada de tomate com atum 1.

Por isso a regra mas importante já sabe qual é: fazer sempre uma pequena refeição antes de sair de casa para um destes eventos com mesas cheias de comida demasiado calórica. Uma tigela de sopa, um iogurte, uma peça de fruta, o mais importante é não ir de barriga vazia para que seja mais fácil resistir e reduzir as quantidades. O Glucomanano ou a Garcinia pode ser a ajuda adicional para quem tem mais dificuldade em controlar-se, tomado 1h antes da refeição para ajudar a que se sinta satisfeito mais rapidamente reduzindo assim as porções ingeridas 2.

Se este Verão quer manter, ou até melhorar, a sua silhueta é importante estar atento a tudo aquilo que pode impedir que isso aconteça. Para isso não precisa deixar de viver intensamente os seus tempos de férias, apenas precisa de fazer escolhas mais conscientes e, se em alguma altura, falhar não desespere e volte a ter mais cuidados logo no dia seguinte. Lembre-se que o exercício é também uma excelente forma de “compensar” algum dos pecados alimentares que pode fazer, mas acima de tudo o que deve fazer é evitar excessos e manter rotinas saudáveis neste Verão e em todas as estações do ano.

Patricia Fernandes
Dietista
Licenciada em Dietética e Nutrição

Referências:

(1) Tabela da composição de alimentos, Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, 2007
(2) Glucomannan and obesity: a critical review, Keithley e Swanson B. Alternative Therapies in Health and Medicine, volume 11, Novembro 2015

Os suplementos alimentares não devem ser utilizados como substitutos de um regime alimentar variado. Não deverá exceder a toma diária recomendada. Manter fora do alcance e da visão das crianças. Este Suplemento Alimentar não é um medicamento. Não tomar em caso de hipersensibilidade a um dos ingredientes. Recomenda-se o consumo de pelo menos 2 litros de água por dia. Não utilizar em caso de gravidez ou lactação. Indivíduos com uma condição médica conhecida devem consultar um médico antes de usar este ou qualquer suplemento dietético.

Posted in Conselhos de Nutrição By

Patrícia Fernandes

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