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Recuperar das férias

01/09/15 10:24

frigorífico vazio

Tinha decidido que estas férias aquela montra dos gelados não o ia fazer cair em tentação e que, de certeza, não voltava a correr pela praia atrás do vendedor das bolas de berlim... mas não resistiu e as férias não foram tão light como pensava. Não deveria ter sido assim, mas agora também já não pode voltar atrás no tempo. A única solução é encetar esforços para conseguir voltar a uma rotina saudável, que lhe permita perder os quilos a mais que esses dias de descanso lhe trouxeram.

Voltar ao trabalho tem uma vantagem: é, habitualmente, mais fácil cumprir horários e ter rotinas que lhe permitam comer melhor, é tudo uma questão de disciplina.

Este é um ponto fundamental – a disciplina é algo que nos falta habitualmente no que diz respeito ao que devemos ou não comer. Por isso é preciso corrigir algumas dessas falhas que podem prejudicar o seu objectivo.

Ir ao supermercado com fome: este é um dos erros mais frequentes, sair do trabalho ao final da tarde e ir ao supermercado pode tornar-se numa missão muito perigosa. Depois do stress do trabalho e de provavelmente não ter lanchado (ou de não o ter feito convenientemente) todas as prateleiras do supermercado lhe vão parecer apelativas. Sejam os snacks salgados ou as bolachas que estão em promoção, conseguir controlar-se com o estômago vazio é de facto complicado. Além disso pode significar que não planeou o suficiente a sua alimentação esta semana e que vai à procura do jantar à última da hora, o que o pode levar, erradamente, a comprar comida no takeaway ou algo pré-cozinhado.

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Voltar de férias tem normalmente este problema: a dispensa ficou meio vazia e o frigorífico ainda mais. Como resultado vai passar uma ou duas semanas com falta de algumas coisas essenciais como a fruta e os legumes até se organizar e ter tempo para fazer umas compras de supermercado mais completas. Mais uma razão para não conseguir gerir o seu peso como devia no período pós-férias.

Há algumas estratégias simples que pode implementar para que isto não aconteça, algumas ainda vai a tempo este ano, outras pode colocar em prática já nas próximas férias.

Em primeiro lugar deve tentar elaborar uma lista de compras com os elementos mais básicos que podem faltar lá em casa depois de estar de férias: fruta, legumes ou peixe. Se falta apenas pão e vegetais talvez nem precise de ir a um grande supermercado passar horas nas compras e nas filas, a mercearia ao fundo da rua ou perto do seu trabalho pode ser suficiente para esse pequeno reabastecimento. Não se esqueça que o congelador pode ser a chave para quem quer comer bem, os legumes podem congelar-se facilmente, peixe e carne também, até alguma fruta para um batido.

Os enlatados podem também ser um bem precioso quando não temos disponíveis tantos alimentos frescos. Com alguma imaginação conseguem elaborar-se pratos saudáveis, com poucos ingredientes, e apenas com o que temos disponível em casa. O importante é não deixar a dispensa e o congelador muito vazios antes de partir para férias, tudo o que não se estrague facilmente pode manter-se no frigorífico. Basta comprar, por exemplo, os iogurtes com uma maior data de validade para ter algo para levar para o trabalho quando voltar depois das férias.

Se planear atempadamente até pode deixar 2 ou 3 refeições já cozinhadas no congelador para que tenha almoço para levar para o trabalho ou um jantar já pronto quando chega a casa.

O segredo é pensar além das férias porque quando regressar a casa vai ter que voltar a comer alimentos saudáveis, principalmente se não o fez durante o tempo que esteve fora. Se acumulou alguma gordura a mais, as cetonas de framboesa podem ajudar o seu corpo a queimar alguns desses quilos 1,2. Voltar ao peso que tinha antes das férias pode ser fácil se complementar um queimador de gordura com estratégias simples como deixar a dispensa e o congelador mais completos de alimentos saudáveis antes de partir rumo ao merecido descanso!

Patricia Fernandes
Dietista
Licenciada em Dietética e Nutrição

Referências:

(1) Anti-obese action of raspberry ketone. Morimoto C, Satoh Y, Hara M, Inoue S, Tsujita T, Okuda H. Life Sciences, Volume 77, Issue 2, 2005
(2) Raspberry ketone, a naturally occurring phenolic compound, inhibits adipogenic and lipogenic gene expression in 3T3-L1 adipocytes. Park KS. Planta Medica Journal, Pharmacology, 2010

Os suplementos alimentares não devem ser utilizados como substitutos de um regime alimentar variado. Não deverá exceder a toma diária recomendada. Manter fora do alcance e da visão das crianças. Este Suplemento Alimentar não é um medicamento. Não tomar em caso de hipersensibilidade a um dos ingredientes. Recomenda-se o consumo de pelo menos 2 litros de água por dia. Não utilizar em caso de gravidez ou lactação. Indivíduos com uma condição médica conhecida devem consultar um médico antes de usar este ou qualquer suplemento dietético.

Posted in Conselhos de Nutrição By

Patrícia Fernandes

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